Entenda o que é a agricultura de precisão e descubra as suas principais vantagens
Com os custos de produção em constante aumento, a eficiência nas operações agrícolas é uma exigência cada vez maior no campo.
Diante disso, a agricultura de precisão tem um papel importante na otimização do uso de insumos como fertilizantes, defensivos e água.
Além disso, com a perspectiva de aumento na população mundial, deve haver também um incremento na demanda por alimentos nas próximas décadas.
Com isso, a agricultura precisa se tornar cada vez mais eficiente e produtiva, utilizando apenas os recursos necessários.
Entenda como a agricultura de precisão pode colaborar com isso, descubra suas principais ferramentas e veja como ela pode auxiliar no ganho de produtividade das lavouras.
Existem várias definições para agricultura de precisão, mas, de forma geral, ela pode ser definida como sendo:
“Um conjunto de tecnologias e ferramentas aplicadas para permitir melhorias em um sistema de gerenciamento agrícola com base no reconhecimento de que o potencial de resposta das lavouras pode variar mesmo que em distâncias pequenas.“
Assim, o objetivo central da agricultura de precisão é elevar o retorno econômico dos agricultores.
Além disso, ao promover o uso mais eficiente dos recursos, ela também colabora na redução do impacto ambiental.
Algumas das aplicações da agricultura de precisão incluem:
As áreas agrícolas não são homogêneas, ou seja, não são iguais. Assim, características como fertilidade, textura do solo, relevo entre outras variam ao longo da área de cultivo.
Na prática, isso significa que, dentro de uma mesma área agrícola, pode haver diferentes condições de solo a poucos metros de distância.
E é a partir disso que a agricultura de precisão se diferencia da agricultura convencional.
Isso porque, na agricultura convencional, a aplicação de defensivos e fertilizantes é feita em toda a área de forma igual.
Já na agricultura de precisão, ao levar em conta que as áreas agrícolas não são homogêneas, a aplicação de insumos é feita em quantidades diferentes dentro da mesma lavoura – as chamadas taxas variáveis.
Para isso, é preciso avaliar a condição da área através de amostragens de solo, índices de vegetação, mapas de produtividade e fertilidade, uso de sensores e muito mais, com o objetivo de identificar as variações locais.
O principal resultado da agricultura de precisão é ter uma aplicação mais eficiente.
Isso porque, áreas com baixa fertilidade ou maior incidência de pragas e doenças recebem uma aplicação (seja de fertilizantes ou defensivos) mais eficaz.
Além disso, a semeadura também é feita de acordo com o local.
Ou seja, as operações são de acordo com a real necessidade daquele talhão ou parcela, o que gera otimização no uso de insumos e ganho de eficiência.
Apesar de ser necessário ter equipamentos adequados para a aplicação em taxa variável, estudos já apontam as diferenças de custos compensam – principalmente na aplicação de fertilizantes.
Assim, a taxa variável em comparação à taxa fixa – no caso da mesma dose em toda área – traz mais vantagens para o bolso do produtor.
De acordo com pesquisas, em áreas a acima de 100 hectares, o custo de retorno dos equipamentos pode ser alcançado em uma safra!
Com o constante encarecimento dos insumos agrícolas, principalmente fertilizantes em 2022 –, a agricultura de precisão tem várias vantagens, entre elas:
A agricultura deve ganhar cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro.
Porém, ela também têm desafios que precisam ser superados, como é o caso da conectividade, o custo inicial mais elevado e a oferta de profissionais qualificados.
Conectividade: apesar de muitos softwares funcionarem offline e outros via satélite, aqueles que precisam de sinal de internet (4G, 5G ou Wi-Fi) para funcionar ainda não conseguem avançar em áreas em que a conectividade é um problema.
Custo inicial elevado: a combinação de ferramentas como mapas de produtividade, mapas de fertilidade do solo, imagens NDVI e dados de sensores pode ter um certo custo inicial mais elevado, exigindo do produtor uma boa saúde financeira e planejamento para começar.
Profissionais qualificados: para interpretar o grande número de informações e dados gerados e fazer o melhor uso da agricultura de precisão, é preciso ter conhecimento técnico. Assim, um dos principais desafios, hoje, é encontrar profissionais qualificados para isso.
No entanto, vale lembrar que a agricultura de precisão não é, necessariamente, sobre apenas usar tecnologias mais avançadas.
Ela também pode ser aplicada a partir dos recursos que o produtor dispõe em sua fazenda, como mapas de produtividade, índices de vegetação etc..
Até aqui falamos do impacto da agricultura de precisão na produção agrícola, bem como seus desafios e benefícios.
Mas, e quais são suas ferramentas? Continue a leitura e conheça as principais.
Para que o agronegócio brasileiro siga crescendo, produzindo mais alimentos e de forma sustentável e muito mais eficiente, é preciso tecnologia.
Assim, a agricultura de precisão pode desempenhar um papel importante neste contexto, trazendo ferramentas que permitam que o produtor extraia mais resultados de cada talhão.
Incorporamos constantemente novas ferramentas, recursos e conteúdo de alta qualidade, com o objetivo de ajudá-lo a simplificar o gerenciamento diário e a tomada de decisões no campo.
Descubra como tornar a sua aplicação de defensivos mais eficiente, reduzindo seus gastos e, por…
Entenda qual a diferença entre manejo de irrigação e sistema de irrigação e veja quais…
Entenda o que é a saúde do solo e veja ações que podem ajudar a…
O pó de rocha pode ser um substituto do NPK? Quais as vantagens e desvantagens…
Crédito rural: como conseguir recursos para a sua fazenda Principal demanda do agronegócio, o crédito…
Conheça o padrão de evapotranspiração e precipitação no Brasil e sua relação com a disponibilidade…